O Diagrama de Classes é um dos mais usados, ele que define as características dos objetos. Pode ser usado para modelar os dados que o sistema vai manipular servindo de base para o modelo ER, também é usado para modelar as relações entre os objetos (dependências, associações, generalizações), definir atributos e métodos de cada objeto e a visibilidade dos mesmos (private, public, protected). Algumas IDEs permitem gerar o código a partir deste diagrama. Este aqui é básico pra desenvolver OO.
O Diagrama de Objetos consiste em uma instância do Diagrama de Classes, no qual para cada classe temos a instância do seu objeto com dados reais e seus relacionamentos, normalmente utilizado para esclarecer os relacinoamentos entre as classes e facilitar a modelagem de estruturas complexas de dados. Ajuda identificar possíveis problemas que poderão acontecer com o sistema funcionando pois ao se trabalhar com dados reais pode-se simular algumas rotinas. Bem interessante, vale a pena dar uma estudada.
O Diagrama de Componentes mostra a estrutura de componentes, incluindo os classificadores que eles especificam e os artefatos que eles implementam,
O Diagrama de Implantação/Implementação, assim como o Diagrama de Componentes, mostra os aspectos de implementação física, a estrutura do sistema em tempo de execução (run-time), tipo, qual máquina vai rodar o sistema, por qual protocolo (TCP/IP) se dará comunicação, quais as interfaces (celular, tv, geladeira, caixa auto-atendimento banco...), achei
Referências: Melo, Ana Cristina. Desenvolvendo Aplicações com UML. Rio de Janeiro: Brasport, 2002.
* achei tosco interessanta. heheh
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