quinta-feira, 4 de maio de 2023

Como assinar documentos com certificado digital

Olá!

Recentemente muitas empresas e órgãos públicos aderiram ao uso de certificado digital para assinatura de seus documentos, como contratos, ofícios, memorandos etc, de forma a dar agilidade e segurança aos processos.

Existem diferentes tipos de certificados digitais e níveis de assinatura, no caso do padrão ICP-Brasil, temos certificados do tipo A1 que são instalados no seu computador, e também certificados do tipo A3, que ficam instalados dentro de um token ou cartão, sendo necessário conectar eles no computador para poder utilizá-los.

Certificados tipo A3: Cartão / Token

Os certificados A3 são mais seguros porque é necessário que você tenha o dispositivo para a assinatura, e também ele possui uma validade maior, de 3 anos, enquanto o A1 é apenas 1 ano.

Assinar documentos PDF no Adobe Acrobat Reader com Certificado Digital

Com este certificado digital você pode assinar documentos PDF no próprio Adobe Acrobat Reader, que é um leitor de PDF gratuito bastante utilizado, você pode baixar ele em https://get.adobe.com/br/reader/

Abrindo o arquivo que deseja assinar, role a barra do menu lateral até o final, onde var encontrar a opção "Mais ferramentas", clique nela.


Nessa aba Ferramentas, clique em Certificados, com isso o Adobe Reader vai colocar uma barra no topo do documento com a opção Assinar Digitalmente, antes de clicar nela role o seu documento até o local onde deseja que a assinatura apareça. 


Então clique e arraste com o mouse para desenhar a região onde deve aparecer sua assinatura.


Depois selecione o certificado que deseja utilizar e clique em Continuar.


Observação: se for um A3, ele precisa estar conectado na máquina, também em alguns casos é necessário instalar o driver do token ou da leitora do cartão com antecedência para que ele apareça.


Na tela seguinte ele exibe as informações do certificado, então clique em Assinar. Você tem a opção de bloquear o documento para que ninguém mais possa alterar, qualquer mudança invalida a assinatura, garantindo a veracidade/integridade do documento assinado.


Por fim, selecione o local/diretório onde quer salvar o documento assinado no seu computador.


Neste momento vai aparecer uma janela solicitando o PIN, que é a senha do seu certificado digital. Informe a senha e confirme.

Pronto, seu documento foi assinado utilizando o certificado digital padrão ICP-Brasil.


Outras utilidades

O certificado digital também pode ser utilizado para acessar diversos sistemas governamentais atualmente, logando no Gov.Br com certificado você automaticamente vai ter acesso no nível máximo, eu particularmente utilizo para o preenchimento automático da declaração do imposto de renda, mas pode acessar outros serviços também.


Assinando Documentos sem Certificado Digital - Assinador ITI Gov.br

No caso de você não ter um certificado digital padrão ICP-Brasil, o governo disponibilizou uma opção através do Gov.br, o assinador.iti.br, baste que você faça seu cadastro no gov.br, sendo o processo bastante simples.

Depois de feito seu cadastro, com seu login e senha gov.br, basta acessar o endereço do assinador.iti.br e fazer login, vai abrir este tela abaixo.


Nela basta arrastar ou selecionar o documento que deseja assinar. 


Depois de feito upload, clique em Avançar. Na tela seguinte arraste e posicione a Área da assinatura, em seguida clique em Assinar.


Por fim, assinar.


Então vai abrir uma nova janela para selecionar o certificado, clique nele.


Em seguida o sistema pede para confirmar, através do envio de mensagem SMS, verifique no seu celular o código, informe e clique em Autorizar.

Pronto, documento assinado com sucesso, só baixar e enviar para quem quiser.
No final pode abrir o arquivo baixado para ver a assinatura.

Por hoje era isso pessoal. Até!

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