Do jeito que subiu também já desceu, volatilidade muito alta hoje, haja coração kkkk Ethereum parece que vai ter ETF listado também, estes dias já começaram falar do ETF de Bitcoin, acho que agora vai.
Abraços!
Do jeito que subiu também já desceu, volatilidade muito alta hoje, haja coração kkkk Ethereum parece que vai ter ETF listado também, estes dias já começaram falar do ETF de Bitcoin, acho que agora vai.
Abraços!
Olá!
Recentemente muitas empresas e órgãos públicos aderiram ao uso de certificado digital para assinatura de seus documentos, como contratos, ofícios, memorandos etc, de forma a dar agilidade e segurança aos processos.
Existem diferentes tipos de certificados digitais e níveis de assinatura, no caso do padrão ICP-Brasil, temos certificados do tipo A1 que são instalados no seu computador, e também certificados do tipo A3, que ficam instalados dentro de um token ou cartão, sendo necessário conectar eles no computador para poder utilizá-los.
Certificados tipo A3: Cartão / Token |
Os certificados A3 são mais seguros porque é necessário que você tenha o dispositivo para a assinatura, e também ele possui uma validade maior, de 3 anos, enquanto o A1 é apenas 1 ano.
Com este certificado digital você pode assinar documentos PDF no próprio Adobe Acrobat Reader, que é um leitor de PDF gratuito bastante utilizado, você pode baixar ele em https://get.adobe.com/br/reader/.
Abrindo o arquivo que deseja assinar, role a barra do menu lateral até o final, onde var encontrar a opção "Mais ferramentas", clique nela.
Nessa aba Ferramentas, clique em Certificados, com isso o Adobe Reader vai colocar uma barra no topo do documento com a opção Assinar Digitalmente, antes de clicar nela role o seu documento até o local onde deseja que a assinatura apareça.
Então clique e arraste com o mouse para desenhar a região onde deve aparecer sua assinatura.
Depois selecione o certificado que deseja utilizar e clique em Continuar.
Observação: se for um A3, ele precisa estar conectado na máquina, também em alguns casos é necessário instalar o driver do token ou da leitora do cartão com antecedência para que ele apareça.
Na tela seguinte ele exibe as informações do certificado, então clique em Assinar. Você tem a opção de bloquear o documento para que ninguém mais possa alterar, qualquer mudança invalida a assinatura, garantindo a veracidade/integridade do documento assinado.
Por fim, selecione o local/diretório onde quer salvar o documento assinado no seu computador.
Neste momento vai aparecer uma janela solicitando o PIN, que é a senha do seu certificado digital. Informe a senha e confirme.
Pronto, seu documento foi assinado utilizando o certificado digital padrão ICP-Brasil.
O certificado digital também pode ser utilizado para acessar diversos sistemas governamentais atualmente, logando no Gov.Br com certificado você automaticamente vai ter acesso no nível máximo, eu particularmente utilizo para o preenchimento automático da declaração do imposto de renda, mas pode acessar outros serviços também.
No caso de você não ter um certificado digital padrão ICP-Brasil, o governo disponibilizou uma opção através do Gov.br, o assinador.iti.br, baste que você faça seu cadastro no gov.br, sendo o processo bastante simples.
Depois de feito seu cadastro, com seu login e senha gov.br, basta acessar o endereço do assinador.iti.br e fazer login, vai abrir este tela abaixo.
Nela basta arrastar ou selecionar o documento que deseja assinar.
Depois de feito upload, clique em Avançar. Na tela seguinte arraste e posicione a Área da assinatura, em seguida clique em Assinar.
Por fim, assinar.
Então vai abrir uma nova janela para selecionar o certificado, clique nele.
Por hoje era isso pessoal. Até!