quinta-feira, 6 de junho de 2019

SIEF 2019 - O Agronegócio Brasileiro

Olá amigos!

Ontem tive o privilégio de participar da palestra "O Agronegócio Brasileiro - Potencial e desafios" com Paulo Herrmann, presidente da John Deere no Brasil. Vou expor aqui algumas considerações que achei interessantes.


Ele iniciou falando que o mundo hoje tem 3 grandes medos.

  1. Segurança Física (Guerras/Bombas/Atentados terroristas)
  2. Segurança Cibernética (Roubo de Informação)
  3. Segurança Alimentar (Produção de Alimento para população)

O Brasil tem vocação para o Agronegócio, podemos fazer 2 colheitas por ano, temos Sol o ano todo, por isso, podemos trabalhar principalmente com o 3º medo, fornecendo alimento de qualidade para o mundo.

Hoje temos cerca de 7,8B de habitantes, abaixo previsão para daqui 30 anos, 2050, 10 bilhões de habitantes, concentrados principalmente na Ásia.


A China hoje está em segundo lugar nos maiores PIB mundiais, mas a previsão é de que em 2050 ela seja a principal potência, com PIB $50 trilhões, por isso vemos essa guerra comercial entre EUA e China.
Em 2050 o Brasil é pra estar em 6º, hoje está em 8º
A conclusão é de que em 2050, a Ásia será rica e super populosa (já é). China e Índia terão um PIB de 80 trilhões de dólares, e as maiores populações do mundo. Ou seja, muita gente, com muito dinheiro, vão querer comer bem, picanha né! e nós temos vocação para produção de alimentos. Captou?
Nova Rota da Seda
  • A China criou grandes rotas para o comércio, via aérea, marítima e por trem, interligando as principais potências. Estão chamando de a nova rota da Seda. A China tem vocação pra indústria.
  • A Índia tem vocação para o Serviço, eles tem 19 línguas oficiais no país (segundo o palestrante - na Wikipedia diz 22) e atendem o mundo todo de forma remota (tecnologia) com Call Centers etc. 
  • Na Índia eles tem "Frugal Mind", ou seja, eles pensam que se algo custar mais que 10 dólares ninguém irá comprar, porque eles tem muitas pessoas com baixos salários (atualmente), então eles tem ótimos serviços a um custo muito baixo, e as empresas de tecnologia estão se beneficiando muito disso. 
  • A maioria dos funcionários de empresas como IBM, Microsoft, Google já tem mais funcionários na Índia do que nos EUA, porque o custo de um engenheiro Americano paga o salário de 6 engenheiros na Índia.
Já somos uma Potência

  • O Brasil utiliza apenas 30% do seu território com Agricultura e Preserva 66%, enquanto nos EUA, eles preservam apenas 20%, e lá ninguém reclama.
  • No Brasil, se produz 1,2 cabeças de gado por hectare, dá pra melhorar muito isso. São produzidos 220 milhões de unidades (por ano eu imagino) em 180 milhões de hectares.


Por Lei no Brasil, quando compramos uma fazenda, nós somos obrigados a cuidar e preservar de uma parte (20% Reserva Legal), é como se você comprasse um imóvel com 5 quartos, mas só pudesse usar 4 deles, mas se aquele quarto reservado queima,r você é responsável.

  • Existe uma oportunidade de monetizar as áreas de Reserva Legal, e precisamos fazer isso, alguns países compram créditos de carbono.
Sobre oportunidades de trabalho:
  • Atualmente, com agricultura de precisão, todas máquinas com motor vendidos já possuem piloto automático;
  • Cada semente é contabilizada e considerada como um centro de custo;
  • Muitos centros de monitoramento estão sendo criados, onde profissionais capacitados para configurar os tratores, colheitadeiras, etc acompanham remotamente o trabalho das máquinas. Eu penso que um indiano vai acabar fazendo esse serviço :)
Novas Profissões, Novos Cursos
Ainda falta melhorar questões como a conectividade, as máquinas possuem chips e podem ser operadas remotamente, se houver conexão no campo. Talvez o Elon Musk/SpaceX e Jeff Bezzos/Amazon estejam lançando centenas de satélites para fornecer Internet pensando nisso.

Valeu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário