SMP: Symetric MultiProcessor -> Mais que um processador por placa-mãe, possuem 2 ou mais unidades centrais de processamento compartilhando uma mesma memória.
WWW.Top500.org -> máquinas mais rápidas do mundo.
Cluster: Agrupamento, Aglomerado ou Grupo. Vários servidores ligados em conjunto e dividindo as tarefas. A idéia original de montar cluster veio da IBM em 1994, o primeiro cluster se chamava BeoWolf, era baseado em Linux e usava arquitetura PC. Nos clusters cada máquina é identificada por “nó”, possuindo CPU e memória própria e exclusiva.
Replicação: cópia do servidor em outra máquina, redundância, se um para o outro continua...
MPP: Massive Paralel Processing. Processamento paralelo massivo. Sistema de processamento paralelo com arquitetura de memória compartilhada e centrado. São várias unidades de processamento conectado por rede/switch.
Multicomputador: ambiente computacional composto por mais de um computador CPU. Ex.: Cluster, MPP.
Multiprocessador: Ambiente computacional composto por vários processadores (CPU) compartilhando recursos (memória, disco, ...). Ex.: SMP.
SISTEMAS OPERACIONAIS
- Linux: Beowolf, Open Mosix
- Solaris: Berkeley Now
- NT Cluster
- HP-UX Cluster
- Aix Cluster (IBM)
- Digital VMS Cluster
CONSTRUINDO UM CLUSTER
- Necessidades básicas
1. Espaço físico: local com instalação adequada, sistema de refrigeração, instalação elétrica...
2. Arquitetura de Hardware: selecionar um modelo de processador, tipo e quantidade de memória, preferencialmente iguais em todos os nós.
3. Escolha do S.O.: 90% dos SO são baseados em Linux por uma questão de baixo custo. Outros SO podem ser utilizados sem maiores problemas.
4. Rede de Interconexão: define como os nós irão se comunicar no ambiente. Atualmente busca-se o padrão Gigabit. Além disso, cabos, switch, conectores, etc.
5. Escolha do software de Comunicação: é a parte mais complicada, é um middleware para a passagem de mensagens. Ex.: MPI – Mesage Passing Interface.
6. Escolha do Software de Gerenciamento: é o que faz o controle de tarefas executadas.
Características Importantes em um Multicomputador
1. Visão única do sistema: para quem trabalha em ambientes multicomputador é importante “visualizar” uma estrutura única.
2. Balanceamento de Carga: existem métodos e técnicas para distribuir as tarefas no multicomputador. Essa atitude pode ser manual ou automatizada, escalados pelo SO.
quinta-feira, 14 de maio de 2009
ARQUITETURA E ORGANIZAÇÃO DE COMPUTADORES: Continuação aula sobre Servidores
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário