segunda-feira, 3 de maio de 2021

Declaração IRPF Automática com Certificado Digital

Olá amigos!

Hoje uma dica para poucos, a declaração do imposto de renda costuma dar dor de cabeça para muitos, mas se você possui um certificado digital, tem uma forma de iniciar ela preenchida com os dados que a receita já possui, eu fiz alguns testes no primeiro dia que liberou para fazer a declaração e não trouxe quase nada, mas agora no fim do prazo, que foi prorrogado inclusive, os dados vieram bem mais completos.

Para fazer é só clicar nessa opção acima, Iniciar Declaração a partir da Pré-Preenchida, em seguida selecionar o seu certificado digital, informar o PIN.


Então o programa vai abrir com várias coisas preenchidas, pra mim veio a identificação pronta, dependentes, rendimentos tributáveis recebidos de PJ, aqui foi bom que eu quase ia me esquecer da Magazine Luiza, ganhei uns trocado com a loja https://www.magazinevoce.com.br/magazinebutz/ :)

Também veio algumas informações de rendimentos de aplicações financeiras, desde fundos imobiliários, juros sobre capital próprio e rendimentos da nu conta, mas eu tenho a impressão de que tem coisas faltando. No final eu tive que preencher rendimentos recebidos do exterior, revisar todos os outros rendimentos, que eu acho que alguns ficaram faltando, como imposto restituído de anos anteriores e ganhos da poupança, entre outros.

Na guia Bens e Direitos eu vi que ele trouxe o que tinha no ano anterior, e em branco para preencher a situação em 2020. Dívidas a mesma coisa.

Enfim, tem bastante coisas que ainda precisam ser feitas manualmente, mas achei interessante. Se você gosta de fazer logo no começo, usar o certificado não adianta muito, pelo menos pra mim não veio quase nada nos primeiros dias, melhor deixar para o final. 

Espero que ano que vem essa função esteja melhor e traga mais coisas, afinal a receita tem muita informação que poderia pegar, como ações e outros investimentos que a B3 ou o CEI poderia passar.

Até o futuro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário